12.09.04, 20:05
Caros pautantes, fiquei sabendo deste forum atraves do chris-joe e estou
contente em saber que os poloneses conhecem outras coisas sobre o Brasil e
estao interessados a conhecer algo mais, alem das telenovelas. Sou brasileiro
nascido no interior do estado de Sao Paulo e atualmente, vivo no Canada
especificamente na "Belle Province" Quebec. Estou a vossa disposicao caso
queiram alguma informacao ou queiram discutir sobre os mais variados temas. tchau.
Obserwuj wątek
    • kraksa2 Re: oi !!!!! 12.09.04, 20:16
      Seja bem vindo! Acabo de iniciar um novo tema aqui: situacoes perigosas nas
      cidades brasileiras. Talvez seja nada agradavel falar sobre isso mas acho que
      vale a pena sabe-lo antes de ir visitar o Brasil. E ha muuuuitas pessoas, entre
      outras eu propria, que queiram ver o seu pais tao bonito e paradisiaco :D Se
      voce tiver algumas dicas, escreva. Se nao tiver nenhumas, escreva tambem ;D
      um abraco,
      K
      • roginei Re: oi !!!!! 12.09.04, 22:58
        Muito obrigado! Rio de Janeiro e um inferno! se voce for ao Rio de Janeiro,
        hospede-se em um hotel no bairro de copacabana proximo a praia. De preferencia
        visite os pontos turisticos(pao de acucar, corcovado etc) em excusoes com guias
        em onibus.Nao va ao Maracana com o metro, pois ao lado deste exitem muitas
        favelas e nao e muito seguro.
        Utilise roupas simples de preferencia roupas compradas no Brasil, para nao
        chamar a atencao,proximo a copacabana existe um enorme shopping com onibus
        gratuito partindo dos principais hoteis.Nao va ao shopping a pe sobretudo a
        noite pois voce tera que atravessar um tunel.
        Durante o dia nao ha perigo na orla maritima de copacabana, mas guarde o
        passaporte e cartas de credito no cofre do hotel, carregue consigo apenas uma
        fotocopia e o dinheiro,carregue apenas o suficiente, a noite cuidado a praia e
        iluminada as pessoas jogam futebol, voley ball e nao ha perigo, mas nao va
        proximo a agua pois apesar da iluminacao a praia e muito larga e proximo a agua
        ha uma depressao e e escuro (la eu fui roubado pela primeira vez pois meu
        companheiro insistiu em ir apesar de minhas advertencias).
        Tranporte cameras fotograficas dentro de uma mochila e apos a utilizacao guarde
        imediatamente.Durante o dia na praia voce pode deixar sandalias roupas sobre a
        areia, simplismente peca para alguem olhar,eu sempre deixie dinheiro(pouco)
        dentro do bolso da bermuda e nunca roubaram.
        De preferencia nao fique muito tempo no Rio de Janeiro, visite os pontos
        turistico e va a uma outra regiao mais barata tranquila e segura, como Fortaleza
        (atual capital turistica do Brasil) ou Florianopolis, Natal, o bilhete de aviao
        e barato, sobretudo os voos noturnos.
        Se voce for a uma cidade menor tera ainda mais tranquilidade as pessoas dormen
        com as portas abertas. Se quiseres alguma dica sobre outra cidade estou a
        disposicao. E vosso potugues e exelente!
        • kraksa2 Re: oi !!!!! 13.09.04, 01:17
          >E vosso potugues e exelente!

O seu tambem nao e mau... ;D

Ai, tantos conselhos... Acho que vou ter que os imprimir.. E a visao do Brasil
          que voce acaba de apresentar e por um lado muito assustadora mas por outro
          desperta curiosidade. Que pais tao fascinante tem que ser o Brasil! Voce e a
          segundas pessoa aqui que menciona as cidadezinhas tranquilas e que vale a pena
          visita-las tambem. Porque eu nunca pensava nisso?

Estou a espera de mais estorias :)
          K
          • roginei Re: oi !!!!! 13.09.04, 23:13
            Calma!!! Quando você chegar ao Rio de Janeiro, talvez possa pensar que eu
            exagerei um pouco. Você verá que existe uma grade quantidade de turista
            estrangeiros e tudo parece tranquilo, muitos policiais e realmente é tranquilo,
            mas aconselho a tomar precauções.
            Você verá que as pessoas são gentis e a cidade é limpa( o oposto de Montreal),
            mas nunca vá a uma favela. Em geral o centro da cidade e bairros como
            Copacabana, Ipanema, Leblon são seguros.
            Esta é a realidade do Rio de Janeiro, mas nas outras grandes cidades é um pouco
            diferente e se voce gosta de praias terá inúmeras opções interessantes e a um
            preço muito atraente.
            Nós brasileiros vamos ao Rio de Janeiro para visitarmos os pontos turisticos

e em geral as cidades de Petrópolis(palacio imperial) e Teresópolis ambas na
            fantástica região montanhosa próxima a Rio de janeiro.
            • kraksa2 Re: oi !!!!! 14.09.04, 02:04
              Oi Roginei,

A pergunta que vou fazer aqui vai revelar a minha ignorancia total quanto ao
              Brasil e a realidade dele ;) mas tenho que perguntar... e depois podemos mudar
              do tema se nao lhe apetecer "falar" disto.
              Suponamos que eu vou a uma favela...
              E entao?

Claro que li alguns artigos relacionados com os bairros de lata mas ali nao
              soube nada sobre a face verdadeira deles. Nenhum jornalista escreveu o que
              aconteceria se um turista se perdesse num deles.

Melhores cumprimentos,
              Kraksa
              • roginei Re: oi !!!!! 14.09.04, 05:11
                Oi Kraksa2 ! Realmente não sei o que possa ocorrer, se você visitar uma favela
                principalmente no Rio de Janeiro, pois nesta cidade a maioria das favelas são
                controladas pelos traficantes(recomendo se possivel assista a entrevista
                disponivel no filme cidade de deus é algo real !!!!).
                Nas favelas do Rio exite um poder paralelo e a policía só entra nas favelas em
                uma operação especial (de guerra) com o apoio de helicopteros e com armas de
                guerra.
                Ê a uníca polícia no mundo que utilizam arsenal de guerra incluindo equipamento
                de visão noturna.
                Eu visitei algumas favelas em São Paulo onde a realidade é bem diferente do
                RIO, mas aompanhado de alguns alunos que residiam nestas favelas. Pois trabalhei
                como professor de geografia para o governo do estado de São Paulo em
                um bairro próximo à favelas e nuca tive problemas.
                Segudo informações quando algum estranho chega a uma favela no Rio todos ficam
                logo sabendo pois as favelas são controladas por diferentes grupos de
                traficantes e que as vezes estão em guerra e a pessoa estranha pode estar
                espionando ou procurando informações ou pode ainda estar tentando comprar drogas.
                Contudo os compradores de drogas(a classe media e alta) vão somente à entrada
                das favelas, e estas no caso do Rio estão proximas a bairros de ricos e da
                classe media (mercado consumidor).
                Indo a uma favela sobretudo no Rio voce pode ser até o alvo de uma bala perdida.
                Existe uma verdadeira guerra nos morros do Rio(favelas), e felismente(ou
                infelismente) esta guerra é localizada apenas nesses "guetos", pois a população
                é pobre e a polícia e o poder publíco numca fizeram nada para mudar o quadro. Já
                que segundo a constituição os direitos são universais. Mas nos bairros da classe
                média e alta, são bem patrulhados e não existe violencia como nas favelas.
    • brasilka2 Re: oi !!!!! 12.09.04, 21:15
      Oi Roginei! Para nos as telenovelas sao uma coisa com menor importancia :-)
      Queremos saber tudo possivel sobre o seu pais. Ja sabemos muito, mas como nunca
      estivemos la, tem tantas coisas que estao para aprender.
      Se voce quiser escrever algo, fique a vontade :-)
      • kraksa2 Re: oi !!!!! 12.09.04, 21:34
        brasilka2 napisała:

> Oi Roginei! Para nos as telenovelas sao uma coisa com menor importancia :-)

Qual menor importancia, qual carapuca!
        Acho que cada um de nos, poloneses de 20 e tal anos da idade, quando era
        pequeno via a "Escrava Isaura", nao e? ;D E uma relevante parte do nosso
        passado, ahahahah!! Todas as familias polonesas se juntavam em frente da
        televisao para ver qual seria o destino da pobre rapariga ;) Ai, estou sempre
        tao melancolica ;)
        Mas sabe o que? A maioria das pessoas na minha turma diz que as telenovelas
        brasileiras, ao contrario das mexicanas por exemplo, tem um pano de fundo
        psicologico, uma certa profundidade :D
        • roginei Re: oi !!!!! 13.09.04, 22:42
          oi Kraksa2! Eu não gosto muito de telenovelas. Também não sei quais telenovelas
          são apresentadas na Polônia, mas voce tem razão as telenovelas mexicanas, são
          diferentes, pois a cultura e costumes são diferentes e para mim os
          hispanos-americanos são muito conservadores e ainda muitos ligados a igreja. As
          telenovelas exibidas no Brasil as 8:30 pm são exibidas no Mexico apartir das
          10:00 pm,por abordarem temas que são vedadeiros tabus no Mexico e por ter um
          conteudo "sensual" muito forte.
          As telenovelas brasileiras constantemente abordam temas da realidade
          brasileira(violencia,homosexualismo, crianças de rua, crianças desaparecidas e
          muita critica social etc.), mas existem muitas produçôes que são baseadas em
          obras da literatura brasileira, tendo como objetivo a exportação e o mais novo
          mercado é a China.
          • kraksa2 Re: oi !!!!! 14.09.04, 02:19

> oi Kraksa2! Eu não gosto muito de telenovelas.

Eu diria que as odeio... infelizmente. E uma perca de tempo precioso para mim
            ver telenovelas ;)...

>Também não sei quais telenovelas
            > são apresentadas na Polônia,

Na Polonia exibem-se poucas telenovelas brasileiras. Agora se pode assistir
            duas acho eu.
            As restantes sao argentinas, colombianas ou mexicanas.

>mas voce tem razão as telenovelas mexica
            > nas, são
            > diferentes, pois a cultura e costumes são diferentes e para mim os
            > hispanos-americanos são muito conservadores e ainda muitos ligados a igrej
            > a. As
            > telenovelas exibidas no Brasil as 8:30 pm são exibidas no Mexico apartir d
            > as
            > 10:00 pm,por abordarem temas que são vedadeiros tabus no Mexico e por ter
            > um
            > conteudo "sensual" muito forte.

Interessante, as telenovelas polacas nao tem nenhum conteudo "sensual". E todas
            elas sao apresentadas por voltas das 17 ou 20 horas ;)

> As telenovelas brasileiras constantemente abordam temas da realidade
            > brasileira(violencia,homosexualismo, crianças de rua, crianças desaparecidas e
            > muita critica social etc.),

Gostaria de o ver. Por exemplo como se mostra homosexualismo nas vossas
            telenovelas. Se nao e exagerado um pouco, se nao se faz um drama mortal disso
            assim como... nao, nao me lembro de um exemplo das telenovelas polacas....

Kraksa
            • roginei Re: oi !!!!! 14.09.04, 05:45
              oi Kraksa2 ! A quetão do homasexualismo no Brasil é bem diferente da maioria de
              seus vizinhos "hispanos" , nas telenovelas já existiram muitos personagens gays,
              mas os autores sempre tentaram passar isto como algo natural, sem nenhum drama
              ou sensacionalismo, mas talves com um pouco de provocação.
              De uma certa maneira os brasileiros estão habituados ao homosexualismo, se voce
              observar exitem alguns cantores muito populares no Brasil que são abertamente
              gays, como Ney Matogrosso, Cazuza e Cassia Eller e outras estrelas que não
              sairam do armario, mas todos perguntam e comentam, pois nunca se casaram e não
              tem filhos e existem inumeros comentarios "sensacionalistas" a respeito de Gal
              costa, Maria Bethania, Marina Lima, Simone, Edson Cordeiro etc..
              Atualmente está no parlamento para ser votado o projeto de lei da "União
              civil" de autoria de Marta Suplicy, mas hoje antes da aprovação muitos tribunais
              reconhecem os direitos dos casais gays.
              E o mais curioso, que esta senhora(Marta) divorciada e séxologa de partido
              de esquerda se elegeu prefeita da cidade de São Paulo e este ano abriu o desfile
              Gay onde estavam presentes mais de 1 milhão de pessoas.
              Entretanto kraksa2 o Brasil é um país muito complexo existem inumeras
              diferenças (culturais e economicas), no centro sul o homosexualismo é visto de
              maneira diferente do nordeste ou do norte, e em São Paulo voce pode até se
              deparar com gays se beijando nos centros comerciais.
              • brasilka2 Re: oi !!!!! 14.09.04, 10:38
                > Entretanto kraksa2 o Brasil é um país muito complexo existem inumeras
                > diferenças (culturais e economicas),
                Sim, e por isso tanto nos fascina :-)
                Quanto a questao do homossexualismo, o presidente da Varsovia proibiu o desfile
                dos gays dizendo que uma tal manifestacao impedia aos catolicos, que sao na
                maioria em Varsovia, que ele proprio sentia-se ofendido...
                Apesar disto, os nazis podiam bater nos manifestantes...
                Os argumentos ridiculos, mas assim e a vida na capital europeia :-))

Nie masz jeszcze konta? Zarejestruj się

Nakarm Pajacyka