07.07.05, 11:50
Kurde!!!

Voces sao fantasticos! Sabem qual e a melhor maneira de me porem a falar
polaco? Depois de beber umas Zywiec! Eh pa! Ate consigo recitar Czesław
Miłosz! :-))

Falando em poesia... Gosto muito de poesia, especialmente de Fernando Pessoa
(ate estudei na Universidade Fernando Pessoa), uma vez na consoada de Natal
decidi ler um poema de Pessoa a minha mulher e a minha sogra (a sogra so fala
polaco).

Comecei a ler... "A morte e a curva da estrada, morrer e so nao ser visto", a
minha sogra abriu muito os olhos quando ouviu a 'curva' mas la lhe foi
traduzido que significa zakręt, de qualquer modo foi de rir.

Ja leram poesia de Fernando Pessoa? Alguns intelectuais nao apreciam Pessoa
por usar em exagero a rima mas pessoalmente acho-o fantastico e de uma grande
sensibilidade. Vejam:

A morte é a curva da estrada,
Morrer é só năo ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
existir como eu existo.

A terra é feita de céu.
A mentira năo tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho.

Fernando Pessoa, Cancioneiro

Fernando Pessoa chegou a ser parte do chamado 'Estado Novo' ou Salazarismo
mas depressa se apercebeu que Salazar era um ditador e revoltado escreveu
assim sobre Salazar:

António de Oliveira Salazar
Tres nomes em sequencia regular...
António é António
Oliveira é uma árvore.
Salazar é só apelido.
Até aí está tudo bem.
O que nao faz sentido
É o sentido que isso tudo tem.

Obserwuj wątek
    • keepersmaid Re: Kurde! 07.07.05, 18:30
      Já é segunda vez que te vejo escrever "kurde!" e acho imensa piada :)))
      Não sou grande apreciadore de poesia, mas Pessoa é sem dúvida um personagem
      muito interessante a muitos níveis.

Quanto a "curva" - tive reacções um pouco ao contrário a ver um sinal que dizia
      "Curva perigosa" ou, no Algarve, uma "Casa da Curva".
      • portulaco Kurde e o cafe curto. 08.07.05, 09:43
        Pois é... Kurde sabe bem e nao é tao ofensivo como K****

keepersmaid, casa das curvas em Portugal sao aos montes! :-)

Há três anos atrás, quando fui estudante erasmus, estava num Cyber-cafe aqui em
        Łódź e um miudo de 13 ou 14 anos estava completamente louco a jogar on-line um
        jogo de porrada, ouvi tantas vezes Kurde! Kurde! Kurdeeeeeeeeee!
        Kurdeeeeeeeeee! que nunca mais esqueci.

Outro dia disse kurde em frente ao 'pan prezes' polaco e ele também achou
        imensa graça, disse-me algo do tipo "quando dizes kurde pareces um polaco!",
        fiquei todo vermelho na cara mas pelo menos causei uma boa impressão no chefe
        ;-))

Já que falamos de calão também costumo dizer 'Cholera Jasna!' especialmente
        quando vou passear a cadela e ela começa a correr atrás dos gatos e não me
        obedece.

Não tem nada a haver com Kurde mas visto que quer tu (atenção que se não
        gostares do tu posso mudar para o você ok?) quer o/a assim teêm grande
        conhecimento de Portugal faço uma pergunta:

Vocês já estão viciados no café ou na bica (como se diz em Lisboa), a minha
        mulher mais conhecida no forum por 'polaquinha' não consegue beber o cafezinho-
        bomba do qual tenho saudade apesar de já haver máquinas de expresso em quase
        todos os bons cafés de Łódź.

Já agora... Se precisarem de ajuda em algo relacionado com Portugal ou se
        tiverem alguma pergunta mais difícil a fazer, façam-na! Se estiver ao meu
        alcance estou aqui para dar uma mão e sou um rapazinho de mentalidade aberta.

:-)

Fiquem bem.

P.S. Se estiver a escrever com muito calão por favor controlem-
        • keepersmaid Re: Kurde e o cafe curto. 08.07.05, 11:55
          BAH!
          Primeira coisa quando chego a Lisboa (onde vivo normalmente) é tomar um café
          logo aí no aeroporto!
          De manhã no escritório tenho bendita máquina de café que tira bicas verdadeiras
          e não começo o dia sem dois cafés e agora vou buscar o terceiro :) Em Varsóvia
          há muitas máquinas de café mas a arte de tirar bicas ainda não está muito
          implantada, não.

De resto o costume associado ao café é diferente, é preciso sentar, conversar,
          comer um bolo e tal. Há um mês em Varsóvia de manhã entrei num bar e pedi um
          café, diz a moça "sente-se que eu levo" e eu "mas eu quero tomar ao balcão"
          porque era mesmo tipo injecção de cofeina e pronto, mas ela insistia que eu me
          sentasse à mesa, depois com celebração toda ia trazer um café, depois eu tinha
          que chamar outra vez, pedir a conta, ela ia fazer conta, vinha dar conta, eu
          tirava dinheiro, ela vinha buscar dinheiro e ia a procura do troco etc. etc. etc.
          Como resultado tive que me zangar um bocado e perguntar se era proibido tomar
          café ao balcão, porque era assim mesmo que eu queria, o dinheiro está aqui e
          coisa toda não precisa durar mais que 1 minuto, caramba!

Enfim, costumes são mesmo diferentes... Aha, e engano-me sempre nos beijinhos -
          se são dois ou três ou, coisa fina, só um...

(o "tu" está bem :) não é preciso você nem doutora e muito menos dona!!! yikes,
          detest o "dona").
          • portulaco cafe curto nata e os jardins. 08.07.05, 12:50
            Antes de mais vou mesmo ter de escrever sem acentuacao pois neste teclado tenho
            que ir ao menu 'wstaw' e depois colocar a janela 'symbol' o que da uma
            trabalheira do caracas!

Keepersmaid, se nao tivesse lido posts teus em polaco jamais imaginaria que es
            polaca, a serio! Ate usas expressoes idiomaticas tipicas, incrivel.

E nao e que eu faco o mesmo sempre que chego ao aeroporto Sa Carneiro? La vai
            um cafezinho (ou cuafe como se diz em Famalicao) para acordar, e terrivel como
            se pode ficar dependente da cafeina, aqui na Polonia ja todos sabem que quando
            acordo nao falo e nao gosto de muito barulho ate tomar a chavena do bendito
            liquido! Ate a cachorra ja sabe que nao se mete comigo antes do cafe! :-)

Cafe com bolos! Ai! Que me da uma coisa... eu costumava tomar o meu cafe com
            uma nata... ja quase me esquecia do 'cafe e uma nata se faz favor', olha se
            estas em Lisboa come uma nata por mim esta bem? Ja agora gostas das natas
            quando estao ligeiramente queimadas ou normais?
            Por mim da-me igual.

Tenho familia ai em Lisboa, no Rego, no Barreiro, em Sao Joao do Estoril e em
            Paredes. Sabes o que e curioso? Cresci e vivi 25 anos em Famalicao e tenho umas
            saudades enormes de Lisboa, nasci ai, mas realmente Lisboa e uma cidade
            Atlantica e cheia de pormenores a cada esquina e de madrugada quando esta mais
            humido em certas zonas ainda se sente o perfume das flores nos jardins dos
            casarios, a velha cancao 'cheira bem cheira a Lisboa' afinal ainda esta actual.

Ja estiveste no Porto? Pasei la muitos anos.

• um_lusopolaco Re: cafe curto nata e os jardins. 08.07.05, 17:30
              Portulaco, o teu 'cheira bem cheira a Lisboa' parece quase "Entao e' Portugal,
              hem?...Cheira bem" de "A cidade e as serras" :-) Gosto imenso desta frase.
              fica bem
              • portulaco Re: luso_polaco 11.07.05, 14:35
                Luso_polaco... vergonha das vergonhas... nunca li a cidade e as serras! Quando
                andava na escola secundaria estava mais preocupado em ir as discotecas e
                arranjar namorada do que ler os classicos. Quanto as discotecas ainda valia a
                pena trocar os livros por umas horas a 'abanar o esqueleto' e a beber uns copos
                mas as namoradas... Deus sabe o que sofri! :-))

fica bem.
            • keepersmaid Re: cafe curto nata e os jardins. 08.07.05, 18:02
              Já vivo em Portugal há 16 anos e sou algo 50-50, embora com aspecto físico
              totalmente nórdico e por isso muitas vezes tratada como turista...
              Também há muitos anos pago impostos e tenho direito de voto aqui, por isso acho
              que tenho direito de refilar com os políticos e tal :)
              Já não vou ao Porto há algum tempo, mas conheço Portugal todo, continente e
              ilhas (ok, poucas ilhas). Gosto muito de estar cá, só o raio de economia não
              ajuda ulimamente...
              Aha, não gosto de bacalhau, marisco, peixe cozido, tripas e afins, caldo
              verde... mmm muitas coisas de comida típica. Mas adoro pasteis de nata, vinhos
              portugueses, laranjas do Algarve, queijos da serra e outros ... ok, vou parar ou
              ainda morres de desgosto lá - sem comida portuguesa :)
              E agora eu própria estou a pensar em jantar um peixe grelhado com um belo vinho
              verde fresquinho... é uma ideia...

Bom fim-de-semana!
              • portulaco Re: cafe curto nata e os jardins. 11.07.05, 14:52
                Keepersmaid, espero que tenhas tido um excelente fim-de-semana e esse verde
                fresquinho tenha sabido bem...

Valha-me que Sabado o patrao me ofereceu um Dao Grao Vasco tinto e matei
                saudades da terra, senao...

Entao vives no rectangulo ha 16 anos!? Ja es mais portuguesa que outra coisa,
                diga-se de passagem, foste para ai durante o Cavaquismo numa altura de 'boom'
                do pais, ou melhor, foi BOOM para acabar em BUMMMMMMMMMMMMMM mas isso e outra
                historia.

Olha eu desde que estou em terras polacas nao voto, ainda nao levantei o
                rabinho para ir a embaixada fazer o registo, dai que nao posso. De qualquer
                modo com essa escumalha de politicos venha o diabo e escolha! Costumava votar
                PS, enquanto esquerda de 'terceira via' como eles dizem, mas agora ainda bem
                que nao votei nesse p****** do Socrates.

Entao tens estilo nordico? ummm... pois e como a 'polaquinha', passou por alema
                e ate sueca, polaca ninguem se lembrou :-(
                Quando andavam a construir a estacao de comboios de Famalicao os operarios
                assobiavam, paravam para observar, comigo ao lado e tudo. Claro que o 'macho
                luso' para nao quebrar a tradicao um dia passou-se dos carretos e foi de filho
                da p*** para cima :-P

Bacalhau nao detesto mas passo bem sem ele, detesto peixe cozido e todos os
                pratos tipicos, dai que vivo perfeitamente com pierogi, kasza gryszana e claro
                kiełbasa! Especialmente quando grelhada em carvao e servida com 'piwo' polaca.

Queijo da serra... vou-te bater keepersmaid! Passei o fim-de-semana a pensar no
                queijinho da serra ;-)

Fica bem!
    • aska2000 Re: Kurde! 09.07.05, 10:22
      Jejejej ;-)))

Jakaż to musi być pasjonująca dyskusja ;-)), tylko dlaczego prowadzona w języku
      zrozumiałym dla Wybranych ;-))??

Panie Gospodarzu szanowny, zechce pan coś zrobić coś z tym, bo ja, zwykły
      użytkownik portalu Gazety czuję się pominięta ;-))

SIM,SIM - wiem, uczyć się powinnam, a nie narzekać, co też mam w najbliższych
      planach (palavra ;-))! , no ale dajcie chociaż nam, prostaczkom, szansę, co ??!

Pzdr ;-)
      (już z Polski, ehhh...;-))
      • portulaco Re: Kurde! 11.07.05, 14:31
        Ola Aska!

I asked my wife to translate me your post. I realized it's not for me but for
        the 'Gospodarzu' as you said, anyway I asked 'assim' if I could post in
        Portuguese since either him and also keepersmaid speak and write fluentely this
        language.

When I write in my own language I can really say things and express myself in
        such a way that English doesn't allow me -I'm not so good as that in English-
        sorry for that.

Keep in touch!

Na razie!
        • aska2000 Re: Kurde! 11.07.05, 15:46
          Hi Portulaco :-)

First of all- many thanks for your reply :-)
          I hope you realised (or sensed anyway ;-) that I wrote it half-jokingly ;-)
          No offence meant, all right ?

OK-having clarified that (..I hope :-) I must admit that I know all too well
          what you mean by "expressing oneself" in one's mother tongue- I wish I could
          use English as fluently as I can use Polish, but... having no "mixed-parentage"
          or any other benefits of the kind ;-) I must do my best and pray to be
          understood ;-)))

By the way- if that is possible-be so kind and pleeeeeease correct any
          Portuguese I may attempt to use (in "crude" and very limited vocabulary, I
          admit humbly ;-((

All the best for you,
          take care :-)

Nie masz jeszcze konta? Zarejestruj się

Nakarm Pajacyka